quarta-feira, 9 de abril de 2008

Histórico da Comunidade de Senador Salgado Filho



Comunidade/Sociedade Protestante Linha Giruá – Colônia Guarany.
No ano 1909 construíram a primeira igreja. Era uma casa de madeira, que tinha um corredor no meio, de um lado era igreja e escola e do outro lado moradia de professor. Antes de ter essa casa, os membros se reuniam em baixo de árvores e em casa de particulares. Louvavam a Deus com cânticos e orações e os que sabiam ler melhor, liam na Bíblia e o transmitiam para os outros. Naquela época, aproximadamente no ano 1913, só se falava em língua alemã nas escolas e igrejas.
Esta Comunidade foi fundada pelas seguintes famílias que eu conheci: Kupske, Schnabel (destas duas família sou descendente), Müttelstädt, Rösler, Martin, Schöffer, Fanslau, Schultz, Schmith, Stefan, Nitske, Minikel, Bodach, Bergmann, Schröder, Benkowitsch, Briske. São estas famílias que eu lembro e hoje ainda existem muitos destes na nossa Comunidade.
Um pouco mais sobre a construção da primeira casa que era Igreja e Escola. Cada pai de família teve que trabalhar no mínimo 10 dias na construção. Todo o trabalho era feio com machado e serrote. À noite quando os homens iam para casa, serravam cepos de torras para, no dia seguinte, a mulher lascar fazendo tabuinhas para a cobertura daquela casa. Vendo hoje tudo fácil, eu me imagino o sofrimento daquelas famílias.
No ano de 1913 já haviam celebrações e ofícios feitos por um pastor da Alemanha.
A nova igreja, a segunda, foi construída com tijolos da olaria de Luiz Kupske. Ele tinha a olaria onde atualmente é a Praça Imigrante, aqui no centro de Senador Salgado Filho. Onde encontra-se o Colégio Carlos Gaklik era o forno onde eram queimados os tijolos. Os tijolos que eram feitos em forma de cunha, precisando dois para fazer um quadrado.
Em março de 1963 a Comunidade festejou o jubileu de ouro dessa igreja. Aproximadamente nos anos 1967 e 1968, foi construída a terceira igreja e esta foi construída com torre, pois a Comunidade, através de um pastor, conseguiu um sino. Os tijolos para a torre foram doados por Evaldo e Alfredo Britske. Esta terceira igreja não era muito grande.
Em abril de 1986 foi lançada a pedra fundamental da quarta igreja. Visto que a Comunidade de Senador Salgado Filho crescia muito e a torre não tinha uma estrutura muito forte e era muito alta e, assim, começou a inclinar apresentando um certo risco, resolveram demolir a terceira igreja e construir um novo templo, este que é o atual, amplo e bonito. Interessante é salientar que todas as igrejas foram edificadas quase no mesmo lugar, apenas alguns metros para cima ou para baixo. A madrinha da pedra fundamental foi dona Ely Schrank. O padrinho era o saudoso deputado Borges. O Presidente da Comunidade na época era o sr. Albino Schulze. No dia 09 de outubro de 1988, foi inaugurada a nova igreja com muita alegria. Martha Kupske, foi a madrinha e Fridolino Rösler, o padrinho. O pastor na época era Paulo Einsfeld. O engenheiro que doou a planta da Igreja e fiscalizava a construção foi o sr. Elemar Gaklik.
No dia da inauguração da igreja, o nosso grupo de canto entoou o primeiro hino, “Aqui chegamos para cantar”. Os componentes eram Helena Kupske Gaklik (Neca) no violão, Ely Schrank, Marlene, Marlice Kupske, Erni Schrank e Alice Kupske. Alice, segunda-voz, no dia da inauguração não pode cantar, pois estava sem voz. Atualmente, Alice, em toda história da Paróquia Guarani e agora Paróquia Martin Luther em Senador Salgado Filho é a primeira mulher presidente de Comunidade.
Em outubro de 1933, foi fundado coral de trombones. Evaldo Kupske, que veio a ser regente. Este coral, naquela época, foi o único da região e era muito afamado. Apesar de parar alguns períodos e reiniciar novamente.
A comunidade sempre lutou com muitas dificuldades e até hoje luta, pois o Centro Evangélico ainda não está pronto, mas com fé e paciência vamos também conclui-lo.
(Fonte: Ely Schrank)

Um comentário:

Kelkall disse...

olá, eu vi que um Minikel ajudou a fundar essa comunidade, eu gostaria de saber mais sobre o Minikel, tenho o mesmo sobrenome e estou buscando informaçoes de minha familia, se puderes me ajudar sou muito grata.
Obrigada.

Adriana Minikel.